O Festival Internacional de Balonismo é realizado pela Prefeitura de Torres, através da Secretaria Municipal de Turismo, o festival tem a empresa Air Show responsável pela organização técnica. Este ano, o maior Festival de Balonismo da América Latina acontece de 30 de abril a 3 de maio, no Parque do Balonismo. Uma média de 45 balões irão colorir os céus da Mais Bela Praia Gaúcha.
Para 2015, a arena de shows será deslocada e retirada do centro do parque, dando maior espaço para a circulação de público e atividades paralelas. Serão 56 estandes para a feira comercial mais 15 espaços gastronômicos na praça de alimentação e institucionais. Uma estrutura de aproximadamente 4 mil metros será erguida no Parque do Balonismo. A 27 edição já tem a presença confirmada do vice-campeão mundial de balonismo, o alemão Uwe Schneider.
A primeira edição, em 1989, aconteceu por acaso. Durante os preparativos da II FEBANANA, os organizadores resolveram inovar colocando alguns balões para divulgar o evento. O interesse do público foi tão grande que, em outubro do mesmo ano, surgiu o 1º Festival Sul Brasileiro de Balonismo em Torres. Somente em 2000 o evento ganhou o status de Festival Internacional de Balonismo.
Com a participação de 10 balões, a 1ª edição do festival foi um verdadeiro sucesso, chamando a atenção por se tratar de um evento inédito no sul do país. Realizado anualmente no Parque do Balonismo, o festival é uma das principais atrações de Torres, além da mais tradicional. A cada ano, o número de balões, balonistas e público aumenta. Na 3ª edição, ocorreu o número recorde de balões (22) até então e de público (25 mil pessoas), atraídos especialmente pela chegada de helicóptero do Coelhinho da Páscoa e pelo Balão da Xuxa, que pela primeira vez se apresentou em Torres. Em 2014, cerca de 150 mil pessoas assistiram as provas dos 33 participantes.
Diversas provas são disputadas pelas equipes de balonistas, como a Caça a Raposa, Até a Linha, Distância Mínima, Distância Máxima, Cotovelo, Fly Inn e Prova do Mastro, a mais famosa por ser uma competição que oferece ao vencedor um carro 0Km. Balonistas de todas as partes do mundo já estiveram na cidade para o festival, como Alemanha, Austrália, Suiça, Espanha, Uruguai, Argentina, Inglaterra, França, Estados Unidos e outros.